sábado, 11 de fevereiro de 2012

OS DIFERENTES MUNDOS HABITADOS - 95

“Que vosso coração não se turbe. Crede em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, eu já vos teria dito...” (João, capítulo XIV, versículos 1,2,3).

A casa do Pai é o Universo, as diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito, e oferecem, aos espíritos encarnados, moradas apropriadas ao seu grau de adiantamento.

Há mundos diferentes, habitados por espíritos encarnados em diferentes níveis de evolução, assim como há diferentes estados de alma na erraticidade.

A “erraticidade”, segundo a Doutrina Espírita é o estado em que o Espírito se encontra entre duas encarnações.

Os diversos mundos habitados estão em condições muito diferentes um dos outros quanto ao grau de adiantamento ou de inferioridade de seus habitantes.

O planeta Terra, mundo em que atualmente habitamos, é um mundo considerado como de expiações e de provas. Destina-se aos Espíritos encarnados em condição de depuração, de resgates de aprendizagem, e de evolução em termos de aperfeiçoamento mental, emocional e espiritual.

Há mundos inferiores assim como há mundos superiores ao que estamos vivendo.

Entre os mais primitivos e os mais evoluídos existem inúmeros mundos intermediários.

Os Espíritos encarnados em um mundo não estão a ele ligados indefinidamente, e não cumprem nele todas as fases progressivas para atingirem a perfeição.

O progresso ou evolução se faz, portanto, através das várias vidas e dos vários mundos sempre de acordo com as necessidades evolutivas do Espírito.

Seguindo a lei do progresso todos os seres da Criação, animados e inanimados, estão igualmente submetidos pela bondade de Deus, que quer que tudo engrandeça e prospere.

Assim como os seres progridem, os mundos progridem também.

A Terra já fora um mundo inferior; atualmente apresenta as características de um mundo de expiações e de provas, e tende a transformar-se em um “mundo regenerador”.

Os mundos regeneradores servem de transição entre os mundos de expiação e os mundos felizes.

Luiz Gonzaga Seraphim Ferreira - 10/02/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics