quinta-feira, 17 de junho de 2010

O PAPEL DA MÍDIA NA ESCOLA DA VIDA – 32

midia1

A mídia é o conjunto de meios e procedimentos de comunicação e informação, tais como: imprensa, rádio, televisão, computador, cinema, cartazes, panfletos, e os demais procedimentos técnicos de difusão.

Exerce, pois, fundamental papel nos empreendimentos humanos voltados, especialmente, para a educação e a cultura.

Vista como um todo ou particularizadamente a mídia, sendo uma atividade do homem falível, tem suas virtudes e méritos, bem como os seus deméritos e vícios, que precisam ser analisados para não serem confundidos.

Nesta “escola da vida”, em que estamos matriculados, convivemos diariamente com as notícias, os anúncios, os comentários, as ideias e sugestões, elaborados e difundidos pela mídia.

É certo que, através da mídia, enriquecemos o nosso conhecimento e desenvolvemos a nossa cultura, assim nos integrando melhor ao meio social e profissional.

Acontece porém que, juntamente com as informações e opiniões corretas e abalizadas, chegam até nós falsas verdades, verdades incompletas e pareceres descabidos ou abusivos.

É sabido que a censura e o controle externo exercidos quanto à mídia é desaconselhável, tendo em vista o espírito democrático e a liberdade de expressão. Isso em nada impediria, entretanto, fosse a mídia um tanto mais disciplinada.

Compete pois, aos usuários da mídia, um discernimento isento de qualquer tendência ideológica e pessoal a fim de que não sejam alimentados os consequentes, descréditos, as dúvidas e incertezas, assim como as convicções errôneas.

Luiz Gonzaga S. Ferreira – Araraquara, 28/11/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics