segunda-feira, 8 de março de 2010

AS LEIS DOS HOMENS E AS LEIS NATURAIS - 19

AS LEIS DOS HOMENS E AS LEIS NATURAIS

      8368_169

Estamos sujeitos a duas espécies de leis: as leis dos homens e as leis naturais ou leis divinas.

As leis humanas são provisórias e variam de acordo com a evolução de cada povo, de suas necessidades e interesses sociais.

Criadas e fiscalizadas pelo homem falível, estão sujeitas a incorreções disciplinares e injustiças individuais e sociais.

Durante a nossa vida física devemos cumprir as leis humanas, sob pena de sofrer as sanções legalmente impostas; devemos também contribuir, sempre que for possível, para o aperfeiçoamento dessas leis, de modo a promover a justiça e o equilíbrio social.

As leis naturais ou leis de Deus são justas e perfeitas, eternas, imutáveis e auto controladas, quanto ao seu cumprimento.

A harmonia que regula o universo material e o universo moral tem o seu fundamento nas leis que Deus estabeleceu por toda a eternidade. Todas as leis da Natureza são leis divinas.

Entre as leis divinas, umas regulam o movimento e as relações da matéria bruta: são as leis físicas; seu estudo pertence ao domínio da Ciência. As outras concernem especialmente ao homem e às suas relações com Deus e com os seus semelhantes. Compreendem as regras da vida do corpo e as da vida da alma; são as leis morais.

“A lei natural é a lei de Deus; é a única necessária à felicidade do homem; ela lhe indica o que ele deve fazer ou não fazer, e ele só se torna infeliz, porque dela se afasta” (“O Livro dos Espíritos”- Allan Kardec)

A lei de Deus está impressa na consciência de cada um de nós, mas nem todos a compreendem; essa compreensão, bem como o seu cumprimento, ocorre segundo o grau de perfeição a que se tenha chegado; certamente, um dia todos a compreenderão graças às vidas secessivas.

Jesus nos proporcionou esse entendimento, mas o seu ensino era frequentemente alegórico e em forma de parábolas, porque ele falava de acordo com a época e os lugares.

Toda a lei de Deus está encerrada na máxima do “amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.

Atualmente o Espiritismo procura explicar e desenvolver a lei natural dividindo-a em dez partes para facilitar o nosso conhecimento. São as leis: de adoração, de trabalho, de reprodução, de conservação, de destruição, de sociedade, de progresso, de igualdade, de liberdade e de justiça, amor e caridade.

Texto organizado por Luiz Gonzaga S. Ferreira: 28/09/08 – Consultas: “O Livro dos Espiritos” (Alan Cardec) – “A Constituição Divina” (Richard Simonetti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics