sábado, 28 de janeiro de 2012

ESTUDAR É PRECISO - 95

 

Quando crianças, adolescentes, e jovens, entendemos que “estudar” é uma contingência da vida: adquirir conhecimentos básicos para lidar com as coisas do dia-a-dia; saber ler, escrever, e contar...

Mais tarde compreendemos que o estudo, além de ampliar o nosso conhecimento, proporciona o desenvolvimento de nossas faculdades mentais, emocionais, espirituais, além de nos preparar para uma atividade profissional.

Estudar é procurar adquirir o conhecimento de algo; dedicar-se à apreciação, à análise ou compreensão da arte, da filosofia, da ciência, da psicologia da religião, de uma obra literária...

Às vezes descobrimos um pouco tardiamente, as benesses e os prazeres de estudar. Vale a pena melhorar as condições implícitas para facilitar o estudo -visão, audição, memorização- se for necessário.

O estudo em grupo propicia outras motivações além de passatempo agradável, distração: aproxima as pessoas e promove a integração social; exercita a disciplina, a paciência, a tolerância, a responsabilidade, promovendo a troca de ideias, de informações, de opiniões.                      

Tenhamos em conta que o estudo em grupo requer: esforço pessoal e de equipe; entendimento e apoio mútuo; disciplina produtiva e cooperação incessante. É, portanto um excelente procedimento educacional que não pode ser negligenciado.

Estudar é preciso!

Luiz Gonzaga Seraphim Ferreira – 26/O1/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics