A fim de conhecermos o ser humano, em sua natureza integral, uma vez conhecida a gênese orgânica que deu origem a seu corpo físico, devemos conhecer também a sua gênese espiritual.
Assim como a existência do princípio vital, a existência do princípio espiritual é comprovada pela lei natural de causa e efeito: “Todo efeito tendo uma causa, todo efeito inteligente há de ter uma causa inteligente”.
O ser humano pensa, tem sentimento e consciência, idealiza e cria, por ser dotado do princípio espiritual além do princípio vital.
Podemos dizer que os Espíritos, seres inteligentes da Criação, são individualizações do princípio espiritual que povoam o Universo fora do mundo material.
Assim como Deus criou, desde toda eternidade, os mundos materiais, deve ter criado, desde toda eternidade, os seres espirituais.
Ainda desconhecemos a origem dos seres espirituais, mas as revelações espíritas nos esclarecem que os Espíritos são criados, todos igualmente, simples e sem conhecimentos, dotados porém de todas as potencialidades para serem desenvolvidas: o livrearbítrio, a vontade, a consciência, o pensamento, o amor.
O progresso é condição normal dos Espíritos, que evoluem para a perfeição.
“Os Espíritos estão por toda a parte. Povoam infinitamente os espaços infinitos. Estão sempre ao vosso lado, observando e agindo sobre vós sem o perceberdes...” (O L.E.)
Para nós (Espíritos encarnados) os Espíritos não têm uma forma determinada. “O Espírito é, se quiserdes, uma chama, um clarão ou uma centelha etérea” (O L.E.)
Para exercitar e desenvolver as suas potencialidades os Espíritos valem-se da matéria. Daí a necessidade de habitarem um corpo material.
A encarnação do Espírito em um corpo humano tem duplo motivo uma vez que o corpo é, simultaneamente, o envoltório e o instrumento do Espírito.
- Luiz Gonzaga Seraphim Ferreira – 05/11/2011
- Consulta: “A Gênese” – “O Livro dos Espíritos” (Allan Kardec)
Nenhum comentário:
Postar um comentário