segunda-feira, 7 de novembro de 2011

ANIMOSIDADES OFENSAS E MELINDRES - 89

São sentimentos, agressividades, e estados emocionais, a que nós estamos sujeitos a experimentar, ou a proporcionar, por força de nossa fragilidade afetiva,

Animosidade é: “Sentimento de hostilidade em relação a alguém, que o impele a desejar o mal, a fazer qualquer prejuízo, estrago; antipatia, ressentimento, malquerença.” (Dic. Larousse Cultural)

Ofensa é: “Palavra, ação que fere alguém na sua dignidade; injúria, calúnia, difamação, ultraje, agravo.” (Dic. Larousse Cultural)

Melindre é: “Delicadeza no trato; pudor, recato, decência; facilidade em se ofender, suscetibilidade.” (Dic. Larousse Cultural)

Considerando: a importância do relacionamento humano em todos os empreendimentos e atividades, quer seja na família, no trabalho, nos estudos, nos entretenimentos, nos negócios; e tendo em conta que o sucesso desse relacionamento depende da qualidade da comunicação entre seus participantes, reconhecemos o quanto os mencionados empecilhos são prejudiciais.

Daí o motivo para nos preocuparmos com as “animosidades”, com as “ofensas” e com os “melindres” que podem, inesperadamente, surgir em nossos ambientes de convivência, tanto da nossa parte como de outros.

O cuidado com as palavras é essencial; a preparação psicológica de todos deve ser feita com habilidade, descontração, confiança e sinceridade; a simpatia pode ser cultivada com respeito e dignidade; a compreensão, e as escusas devem ser acatadas no sentido de dissipar ressentimentos e fortalecer a união.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 06/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics