A matéria orgânica é toda a matéria primitiva transformada e que constitui o corpo dos vegetais e animais.
Existe na matéria orgânica um princípio especial, a que se denomina princípio vital, que propicia a vida desses seres da Natureza.
Assim como os animais, as plantas nascem, vivem, alimentam-se, respiram, crescem, reproduze-se e morrem.
Tudo nos indica que os animais estão um degrau acima dos vegetais na evolução orgânica dos seres vivos, uma vez que estes se acham livres a procura de alimento.
Cientificamente constata-se que entre o reino vegetal e o reino animal não há nenhuma delimitação nitidamente marcada, donde se conclui que a vida segue uma evolução orgânica natural.
“Do ponto de vista corpóreo e puramente anatômico, o homem pertence à classe dos mamíferos, dos quais unicamente difere por alguns matizes na forma exterior. Quanto ao mais, a mesma composição de todos os animais, os mesmos órgãos, as mesmas funções e os mesmos modos de nutrição, de respiração, de secreção, de reprodução. Ele nasce, vive e morre nas mesmas condições e, quando morre, seu corpo se decompõe, como tudo que vive... Como estes, ao morrer, restitui a terra o oxigênio, o hidrogênio, o azoto e o carbono que se haviam combinado para formá-lo; e esses elementos, por meio de novas combinações, vão formar outros corpos minerais, vegetais e animais.”
Por mais que nos orgulhemos de nosso corpo físico temos que reconhecer que ele é o último elo de animalidade na Terra.
Assim estudada a gênese orgânica, devemos estudar a gênese espiritual a fim de conhecermos o ser humano em sua integral natureza. É o assunto a ser tratado no próximo texto.
- Luiz Gonzaga Seraphim Ferreira – 29/10/2011
- Consulta: "A Gênese" (Allan Kardec)
Nenhum comentário:
Postar um comentário