segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O PODER DA PALAVRA – 85

A palavra, falada, escrita, ou mentalizada, é um valioso recurso de que dispomos para o entendimento, a compreensão, a sabedoria, a comunicação e o relacionamento.

A palavra de Deus, expressa pelos profetas, missionários e santos nos revela a vida espiritual e esclarece o verdadeiro sentido da vida.

A palavra dos educadores orienta a formação da personalidade de cada um de nós e nos prepara para a vida.

A palavra dos filósofos, dos cientistas, dos artistas, dos profissionais de todas as áreas de trabalho, supre nossas carências naturais de conhecimento, de encantamento, de tecnologia e de trabalho.

A palavra dos familiares, dos amigos e entes queridos, conforta e incentiva.

A nossa palavra, por mais simples que seja, pode ter grande poder, quando revestida de boa intenção, de moderação e de cuidados especiais.

Requer cuidados especiais e vigilância, uma vez que o seu poder tanto pode ser positivo como pode ser negativo dependendo de ser, ou não, oportuna, apropriada, moderada, sincera e adequada à situação e à ocasião.

É importante considerar que a palavra tem o poder de libertar como de oprimir, de alegrar quanto de entristecer, de enaltecer como de rebaixar, de estimular como de desanimar, de encorajar ou amedrontar.

Palavras impensadas, pronunciadas apressadamente e em estado de descontrole emocional podem ter consequências desagradáveis tanto para quem as recebe como para quem as expressam.

É verdadeiro o ditado popular: "Quem diz o que quer ouve o que não quer."

Convém, portanto, cultivar a boa palavra.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - 06/02/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics