domingo, 9 de outubro de 2011

O ESPIRITISMO E O PROGRESSO DA HUMANIDADE - 82

O progresso da Humanidade deve ser entendido como a melhoria das condições materiais e espirituais da vida dos habitantes do nosso mundo.

A melhoria das condições espirituais consiste em duas espécies de progresso: o “progresso intelectual” e o “progresso moral”.

O progresso moral nem sempre acompanha o progresso intelectual, embora ambos se relacionem.

O desenvolvimento da inteligência proporciona o conhecimento e a distinção entre o bem e o mal, todavia o egoísmo e o orgulho muitas vezes constituem obstáculos à evolução moral.

Compreendemos que uma só existência corporal seria insuficiente para que o Espírito completasse a sua evolução intelectual e moral.

O Espiritismo pode contribuir para o progresso intelectual e moral da sociedade corrigindo o materialismo, que valoriza unicamente os bens e os recursos materiais.

Até agora a Humanidade, em geral, tem realizado incontestáveis progressos científicos, artísticos e técnicos. Falta-lhes ainda um imenso progresso a realizar: o de fazer com que, entre as pessoas, reinem a fraternidade, a caridade, a solidariedade, que lhes assegurem o bemestar moral.

A crença no Espiritismo ajuda o homem a se melhorar, firmando-lhe as ideias sobre certos pontos do futuro. O Espiritismo ensina o homem a suportar as provas com paciência e resignação; afasta-o dos atos e dos pensamentos que possam retardar-lhe a felicidade; estimula, portanto, o progresso moral e intelectual da Humanidade.

Todo progresso resulta principalmente do esforço individual: quanto maior for o nosso empenho, melhores serão os resultados alcançados. Como cada um é livre para fazer o seu adiantamento segundo a sua vontade, pode acelerar ou retardar o seu progresso e, por conseguinte, a sua felicidade.

Luiz Gonzaga Seraphim Ferreira – 09/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics