segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ORGANIZAÇÃO CRITERIOSA - 80

A organização criteriosa consiste no ato de organizar, preparar, por em ordem, conservar algo, de conformidade com um critério.

O critério, a ordem e a manutenção são fatores indispensáveis para se organizar um ambiente, um trabalho, um empreendimento, um utensílio que se deseja conveniente e agradável.

Critério é a definição da maneira, da forma, das exigências cabíveis e adequadas para a organização e que permitem uma avaliação e um ajustamento dos resultados da mesma. Exige, pois: ponderação e raciocínio, discernimento, prudência e equilíbrio.

Assim, para exemplificar, o critério da ordem alfabética utilizado nos dicionários facilita a procura dos vocábulos.

A ordem, segundo o Dicionário Aurélio, é a “Disposição conveniente dos meios para se obterem os fins”.

O hábito de colocar cada coisa em seu devido lugar facilita a busca do que se deseja encontrar, com economia de tempo.

Observa-se, com facilidade a ordem com que se organizou uma sala de estar, uma cozinha, um armário, a mesa de trabalho, um arquivo, ou um simples quartinho de despejos, tendo em vista o critério adotado e a sua funcionalidade.

A manutenção é o conjunto de operações que permitem manter em ordem, restabelecer e conservar a funcionalidade e a propriedade de um sistema ou organização.

Costumamos ser criteriosos e exigentes com a manutenção de nosso carro, pois sabemos dos riscos indesejáveis consequentes do seu descuido.

Agora você pode observar, avaliar e reajustar a organização da sua própria mesa de trabalho. Este texto sugere um criterioso meio de organização.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - 26/12/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics