quarta-feira, 17 de agosto de 2011

RETIDÃO DE CONSCIÊNCIA - 74

A consciência é uma faculdade inata do ser humano; é uma potência da alma, assim como é o pensamento e a vontade.

Podemos dizer que a consciência é o centro permanente e indestrutível da personalidade de cada indivíduo.

Como todas as potências da alma (o pensamento, a vontade, o amor, o livreabítrio), também a consciência está sujeita ao processo natural da evolução para alcançar a sua plenitude.

A nossa consciência integral encerra, por assim dizer, um santuário de calma, de serenidade, de sabedoria e de todo o bem. Mas o homem terreno, geralmente, ainda só consegue vislumbrar vagos reflexos do seu esplendor. É que a consciência fica obscurecida pela superficialidade do “eu”, agitado pelos desejos, ansiedades e temores.

O termo “retidão”, aqui empregado figurativamente, significa a forma de proceder de conformidade com a razão, com a justiça, com o direito, com a lei, com o dever, ou seja, proceder de conformidade com a consciência.

Não há como proceder com “retidão de consciência” sem que haja o desenvolvimento da nossa faculdade através da autoeducação.

A autoeducação consiste no desenvolvimento das faculdades psíquicas, intelectuais e morais pelo próprio esforço e dedicação do indivíduo.

A leitura, o estudo, a vivência e o burilamento dos pensamentos e dos sentimentos, ideias, atitudes, palavras e gestos, tendo por rumo um sentido verdadeiro e digno de vida, propiciam a autoeducação.

A Doutrina Espírita e o Espiritismo nos oferecem providencialmente os mencionados requisitos para a nossa autoeducação.

Vivenciar a retidão de consciência no nosso dia-a-dia é uma forma de assegurar a paz em nosso coração infundindo ordem em nossos atos e atitudes.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 27/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics