segunda-feira, 4 de julho de 2011

O ESPIRITISMO E A DEPRESSÃO - 65

Comentários e observações informais dão conta de que o século XXI está sendo popularmente considerado “o século da depressão”, tal é o aumento considerável de depressivos em busca de um tratamento.

Nos meios espíritas a depressão preocupa pelo crescente número, não apenas dos que buscam a cura nos Centros Espíritas, mas ainda dos espíritas praticantes que se queixam por estarem depressivos.

Tal conjectura pode afetar o ânimo dos principiantes espíritas e, por isso, o fato exposto merece uma especial atenção por parte dos postulantes espíritas que se empenham na divulgação e nos ensinamentos da Doutrina Espírita.

A seguir relacionamos algumas considerações que julgamos ser oportunas:

1ª- “A depressão é um estado d’alma que tem como causa diversos fatores. Mas o principal deles, e muitas vezes ignorado pelos especialistas, está radicado no cerne do Espírito imortal. O Espírito eterno é herdeiro de si mesmo. Pela lei de causa e efeito ele traz, ao nascer, as experiências acumuladas ao longo dos milênios. O que geralmente ocorre é que o Espírito que se reconhece culpado cria, inconscientemente, um mecanismo de autopunição. Sabe que infringiu as leis divinas e por isso não se permite ser feliz.” (Texto da equipe de Redação do Momento Espírita)

- O Espiritismo não faz apologia da dor e do sofrimento, procura, entretanto esclarecer as justas razões dos acontecimentos ao mesmo tempo em que consola conforta e educa para o bem maior.

3ª- A “educação espírita” deve sempre prevalecer sobre o “conhecimento espírita”. Por essa razão é que os evangelizadores e transmissores de conhecimento espírita passaram a ser denominados “educadores espíritas”, assim como os cursos de preparação de médiuns passaram a ser denominados “cursos de educação mediúnica”. A pedagogia espírita deve ser revista e aprimorada, nesse sentido.

4ª- “A criatura que crê em Deus jamais se desespera, mesmo sabendo ser devedora das leis que regem a vida, pois tem a certeza de que Deus não quer o castigo nem a morte daquele que dá um passo em falso; sabe que Deus deseja, tão somente, que acertemos o passo no compasso das Suas soberanas leis.” (Texto da equipe de Redação do Momento Espírita)

Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara - 29/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics