segunda-feira, 11 de julho de 2011

O MUNDO EM QUE VIVEMOS - 66

Inúmeras vezes nos sentimos infelizes e injustiçados, diante das adversidades do mundo em que vivemos sem compreender o verdadeiro sentido da vida conturbada e precária que se nos apresenta.

Essa compreensão, entretanto, se faz necessária, não apenas para satisfazer a nossa curiosidade mas, principalmente, para manter o nosso equilíbrio emocional.

A Doutrina Espírita nos revela que o Planeta Terra, classificado entre os mundos habitados por Espíritos encarnados ainda imperfeitos e em processo de aprendizagem e evolução espiritual, pode ser considerado como um hospitalescola - “mundo de expiações e provas”.

Aqui nos encontramos, temporariamente, sujeitos a toda espécie de maldades, de paixões grosseiras, da miséria, das enfermidades e mesmo das influências perniciosas de Espíritos imperfeitos, o que nada mais são que consequências de atos e erros da vida presente e das vidas passadas.

As asperezas da vida nos levam a reconhecer os benefícios do bem. A doença faz com que apreciemos os tesouros da saúde; as consequências da ambição, do egoísmo, da vingança, das inimizades nos iluminam para que valorizemos a modéstia, a humildade, o perdão, a amizade...

Para isso, graças á bondade infinita de Deus, somos dotados de inteligência, que nos permite distinguir o justo do injusto, o bem do mal, o certo do errado; de sentimento que nos confere a paciência, a tolerância, a capacidade de perdoar e de amar.

Sob as vistas amorosas de Jesus, do amparo dos bons Espíritos, e com nossa boa vontade, podemos prosseguir na nossa grande batalha de aperfeiçoamento e, assim, substituir os falsos conceitos e os maus preconceitos pelos valores cristãos tão bem esclarecidos pela Doutrina Espírita.

A grande senha para a vida é, pois, a “reforma íntima”: abrandar as nossas ansiedades, disciplinar a nossa língua, derrubar barreiras do egoísmo, do orgulho, da presunção, estender as nossas mãos no socorro dos que sofrem.

Nem por isso se deve viver acabrunhado, triste e sem entusiasmo. A vida sempre nos proporciona motivos para bem viver. É preciso, porém que saibamos procurá-los com moderação, humildade e bom ânimo, certos de que alcançaremos a plena felicidade almejada.

  • Texto organizado por Luiz Gonzaga S.Ferreira - 05/02/2011
  • Consulta: “JESUS E KARDEK” (Roque Jacintho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics