O Centro Espírita, instituição filantrópica destinada à preservação e o estudo da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus, é considerado como a “escola da alma”, uma vez que propicia e estimula a evolução espiritual de seus adeptos.
O Programa Fundamental - Tomo I - Roteiro 5 - Páginas 221 a 227, utilizado nos Estudos Sistematizados da Doutrina Espírita, nos oferece importantes considerações a respeito da educação infantil.
Os Centros Espíritas, no entanto, devem reunir as condições imprescindíveis para promover a educação, de modo geral, a saber:
- disponibilidade dos recursos materiais e humanos para que a ação educativa espírita seja formalizada tanto para crianças como para adultos;
- preparação adequada dos “educadores espíritas”, a fim de que as atividades não se restrinjam a simples transmissão de conhecimentos, mas alcancem os objetivos precípuos de mudanças comportamentais;
- organização e manutenção de um sistema educacional que assegure a coordenação, o planejamento, a programação, o desenvolvimento, e a avaliação do processo educativo.
- participação dos “educadores espíritas” em reuniões, palestras e cursos que propiciem o aprimoramento do seu trabalho específico bem como do conhecimento da Doutrina Espírita.
A harmonização do ambiente e do convívio na “casa espírita” é muito importante uma vez que as exemplificações constituem poderoso recurso educativo.
O conhecimento da natureza espiritual do educando (criança, adolescente, jovem, adulto), facilita e torna mais eficaz o relacionamento entre os educadores e os educandos.
A Doutrina Espírita nos esclarece o “porque” e o “como” a etapa mais propícia da vida para o sucesso da educação é a infância. A criança é mais dócil, menos impositiva e, por isso, mais acessível.
Não podemos nos esquecer que todos nós somos, no transcurso da existência, educandos e educadores ao mesmo tempo; e é como tal que devemos proceder.
Luiz Gonzaga S. Ferreira - 10/04/2011
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