O equilíbrio, a harmonia e a estabilidade significam, para nossa vida, um estado mental e emocional de ponderação, de calma e de prudência que muito favorecem a nossa saúde e o nosso bemestar.
Equilíbrio pressupõe justa e proporcional medida, no pensar, sentir, falar, desejar, agir, usufruir.
Harmonia pressupõe concordância, entendimento, paz, suavidade, tranquilidade, ordem.
Estabilidade pressupõe segurança, duração, continuidade, firmeza.
Podemos considerar a estabilidade como um estado que resulta do estabelecimento do equilíbrio e da harmonia em nossa vida.
Ninguém pode realizar-se completamente sem equilíbrio e harmonia em suas atividades físicas, mentais, emocionais, profissionais e sociais.
O estresse (agressão ao organismo integral, fadiga), a ansiedade (aflição, impaciência), o sentimento de derrotismo, o medo, a tensão nervosa, a angústia (opressão dolorosa), a tristeza, são as causas principais da perda do equilíbrio e da harmonia.
O ambiente familiar, contando com a compreensão e a colaboração de todos, com a boa vontade e a persistência, é ideal para exercitar o equilíbrio, a harmonia e a estabilidade.
Nos ambientes sociais - trabalho, escola, grupos recreativos, etc. as conquistas pessoais, quanto às referidas habilidades, devem ser praticadas naturalmente.
Cuidado! Embora, muitas vezes, não tenhamos percebido, muitos de nós precisamos mudar!
Luiz Gonzaga S. Ferreira - 25/09/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário