sexta-feira, 24 de junho de 2011

COMO NOS EXPRESSAMOS DIANTE DAS PESSOAS - 70

Encontramos no site do Conselho Regional de Psicologia editados por Glauco Barbosa de Araújo, Psicólogo Clínico Pós-Graduado em Psicologia Cognitiva-Comportamental, interessantes considerações a respeito do assunto que intitula nosso Blog “Escola da Vida”, e das quais nos valemos.

O nosso relacionamento com as pessoas pode ser diferenciado pela maneira como emitimos o nosso comportamento perante elas.

Podemos, por isso, ser considerados: agressivos, quando faltamos com o devido respeito, ironizamos, xingamos, causando uma forte impressão negativa; passivos, quando não dizemos aquilo que pensamos e não emitimos a nossa opinião; assertivos, quando expressamos naturalmente e sem constrangimento aquilo que nós consideramos como verdadeiro.

Os citados comportamentos - agressividade e passividade - podem gerar conflitos pessoais e interpessoais tais como: a insatisfação, o arrependimento, a desconfiança, bem como problemas de saúde como a tristeza, o stress ou ansiedade que são sensações muito desagradáveis.

Pelo comportamento assertivo a pessoa sente-se bem por estar convicta da sua liberdade de expor suas idéias e opiniões ao exercitar seus próprios direitos sem negar os direitos alheios.

As atitudes assertivas envolvem: “olhar nos olhos”, “manter um tom de voz apropriado”, “uma atitude respeitosa”, “uma seriedade de convicção”.

“A assertividade não é uma fórmula mágica para uma vida perfeita, mas é uma característica bastante valorizada e saudável. No meio organizacional, acadêmico e na vida social facilita nossas relações e o trabalho com as pessoas, graças às ações mais diretas e objetivas que a assertividade propicia.”

De tudo entendemos que a melhor, ou mais razoável, maneira de nos expressar diante das pessoas requer certa liberdade e algumas habilidades tais como, atenção, consideração, e disciplina, e que tais qualidades se alcança através da educação e do exercício.

Cremos que, com essa afirmativa final, estamos tentando ser um pouco assertivos.

  • Luiz Gonzaga S. Ferreira - 29/08/2010
  • Consulta: citada acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics