quarta-feira, 4 de maio de 2011

A VERSATILIDADE - 64

A versatilidade é uma qualidade ou característica de pessoas, seres e coisas que apresentam grande variedade  de recursos próprios, de capacidades e de habilidades.

Considera-se versátil um indivíduo que é: propenso à mudança, hábil, dotado de várias capacidades, que se movimenta facilmente e é flexível em suas ponderações e atividades.

Por suas características podemos reconhecer que a versatilidade, assegurada pela responsabilidade disciplinar e aliada à boa vontade e à criatividade, em muito contribui para o sucesso em qualquer empreendimento.

Exemplo evidente desta afirmativa está no desempenho cotidiano de uma dona de casa que não se surpreende, em momentos de necessidade, com atividades domésticas das mais variadas, como: limpeza geral, preparação de uma refeição, recepção de visitas, atendimento escolar ao filho, pequeno reparo no ferro de passar roupa, etc.

É bem verdade que as especializações, diante da complexidade da vida, são importantes e necessárias. Entendemos, todavia, que a rotatividade de encargos e serviços, em qualquer empreendimento, proporciona a versatilidade e a criatividade.

Ao contrário, o exagero da especialização pode limitar a eficiência de um empreendimento. É o caso, por exemplo, de um médico ortopedista que se especializasse unicamente no tratamento do pé direito.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 18/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics