Deus existe? Como Ele é? Onde Ele está? Quais as provas da Sua existência?
As respostas conscientes, a essas indaga-ções, são imprescindíveis para a sustentação da nossa fé raciocinada.
Instintivamente a crença em Deus está alojada na mente humana. -“Que dedução se pode tirar do sentimento instintivo, que todos os homens trazem em si, da existência de Deus?” Perguntou Kardec aos Espíritos Superiores, que assim responderam: -“A de que Deus existe; pois, donde lhes viria esse sentimento, se não tivesse uma base? É ainda uma consequência do princípio: não há efeito sem causa.”
“Se o sentimento da existência de um ser supremo não fosse mais que o produto de um ensinamento, não seria universal e nem existiria, como as noções científicas, senão entre os que tivessem podido receber esse ensinamento” (Allan Kardec).
A prova da existência de Deus está no axioma utilizado pela ciência: “Não há efeito sem causa.” A causa primeira de todas as coisas só pode estar em uma entidade superior e inigualável a que denominamos Deus.
“Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.” (Questão 1 de “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec)
“Para crer em Deus é suficiente lançar os olhos às obras da Criação. O Universo existe; ele tem, portanto, uma causa. Duvidar da existência de Deus seria negar que todo efeito tem uma causa, e avançar que o ‘nada’ pode fazer qualquer coisa.” (Allan Kardec)
Apesar de não termos, ainda, capacidade para bem compreender a natureza íntima de Deus, podemos conhecer os seus atributos pela lógica e pela razão:
- Deus é eterno. Se tivesse tido princípio, teria saído do nada, ou, então teria sido criado por um anterior.
- É imutável. Se estivesse sujeito a mudanças, as leis que regem o Universo nenhuma estabilidade teriam.
- É imaterial. A sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria. A matéria é perecível e sujeita a transformações.
- É único. Se houvesse outros não haveria unidade de poder na ordem do Universo.
- É onipotente. Porque é único e detém todo o poder.
- É onipresente. Está em toda parte, ao mesmo tempo, pois a tudo preside.
- É soberanamente justo e bom. A perfeição fundamenta-se na inteli-gência, na justiça e na bondade.
- Texto organizado por Luiz Gonzaga S. Ferreira - 21/11/2010
- Consulta: ”Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita” (FEB)
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