domingo, 13 de março de 2011

A RELIGIOSIDADE E AS RELIGIÕES - 60

Seres inteligentes da Natureza somos dotados, potencialmente, de recursos para alcançar altos níveis de conhecimento e de moral.

Dispomos de instintos, de pensamentos, de sentimentos, e demais faculdades, para viver e evoluir.

A religiosidade é uma tendência natural e inata para os sentimentos religiosos, isto é, uma busca pelo sagrado, pela origem da vida e do Universo. (independe de qualquer crença específica)

A palavra religião deriva do termo latino re-ligare, que quer dizer religação com o divino, com a causa primária da vida e do Universo.

As diversas religiões são instituições humanas fundamentadas em crenças, profecias, dogmas, filosofias, revelações...

O dogma, ponto fundamental de uma doutrina religiosa ou filosófica,consiste em uma opinião, dada como certa e incontestável.

Podemos dizer que religião é: “1-Conjunto determinado de crenças, de dogmas que definem a relação do homem com o sagrado; 2-Conjunto de práticas, de ritos específicos, próprios a cada uma dessas crenças; 3-Instituição social caracterizada pela existência de uma comunidade de indivíduos unidos pelo cumprimento de certos ritos regulares e pela crença na existência de uma força sobrenatural concebida como difusa, ora como múltipla, ora como única (Deus)...” (Dicionário “Larousse Cultural” - Editora Nova Cultural Ltda.)

Trata-se, portanto, de uma organização social à qual seus adeptos devotam um sentimento de respeito e de dever a ser cumprido.

Diante das múltiplas religiões cada indivíduo busca encontrar o caminho mais adequado ao seu estado evolutivo, cultural, social e moral, para vivenciar e aprimorar a sua religiosidade.

Graças à religiosidade e à religião encontramos um sentido de vida e uma motivação para o exercício da fé, da esperança e, bem assim, do aprimoramento moral.

É certo que as religiões, instituídas, dirigidas, e frequentadas pelo homem falível, apresentam quanto às suas práticas exteriores e até mesmo quanto aos seus conceitos firmados, pontos falíveis também. O conhecimento da Verdade torna-se acessível ao homem à medida que for evoluindo intelectual e moralmente.

Luiz Gonzaga S.Ferreira - Araraquara, 20/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics