domingo, 6 de março de 2011

MANIFESTAÇÕES DOS ESPÍRITOS - 52

As almas dos que aqui viveram, povoam o mundo invisível e no mesmo espaço em que vivemos.

Daí que os Espíritos estão em constante contacto com os homens e podem agir reciprocamente uns com os outros.

Essa reciprocidade possibilita as manifestações dos Espíritos o que constitui uma imensidade de fenômenos os quais já foram considerados sobrenaturais, por não serem conhecidas as suas causas.

A ação recíproca do mundo invisível sobre o mundo visível é uma das leis, uma das forças da Natureza.

Os Espíritos têm um corpo fluídico, a que se dá o nome de perispírito. O perispírito é constituído de uma substância retirada do fluido universal (ou cósmico); mais ou menos etéreo.

Durante a encarnação, o Espírito conserva o seu perispírito, além do corpo físico, É o órgão de transmissão de todas as sensações - o corpo recebe a impressão externa; o perispírito a transmite ao Espírito que é o ser sensível e inteligente. Ao contrário, quando a iniciativa é do Espírito, o perispírito transmite e o corpo recebe e executa.

É por meio do perispírito que os Espíritos atuam sobre a matéria inerte e produzem os diversos fenômenos mediúnicos, tais como: ruídos, pancadas, levantamento, transporte ou lançamento de objetos.

Atuando sobre a matéria, podem os Espíritos manifestar-se de muitas maneiras diferentes: por efeitos físicos, como ruídos e a movimentação de objetos; pela transmissão do pensamento, pela visão, pela palavra falada ou escrita, pelo tato, pelo desenho, pela música, etc.

As manifestações podem ser espontâneas ou provocadas. As manifestações espontâneas ocorrem inesperadamente e de improviso. As provocadas ocorrem geralmente nas reuniões mediúnicas, sob a influência de pessoas dotadas de faculdades especiais.

As manifestações visuais ocorrem geralmente durante o sono: são as visões. As aparições propriamente ditas dão-se no estado de vigília. Apresentam-se, em geral, sob a forma vaporosa e transparente. Outros conhecimentos sobre o assunto poderão ser adquiridos pelo estudo sobre a mediunidade.

  • Texto organizado por Luiz Gonzaga S.Ferreira
  • 24/10/2010 
  • Consultas: “O Livro dos Espíritos”
  • “Obras Póstumas” - “O Livro dos Médiuns” - (Allan Kardec)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics