Não é à toa que o ser humano é dotado de palavra e de todas as outras faculdades necessárias à vida de relação.
Possuímos o instinto gregário e estamos sujeitos à lei natural de sociedade.
A palavra, meio de expressão oral ou escrita pela linguagem articulada, é fundamental para a comunicação e o relacionamento entre indivíduos e entre grupos de indivíduos.
A comunicação é indispensável para a troca de ideias e para dialogar, com vistas ao bom entendimento e relacionamento.
Desde o início dos tempos o homem procura a comunicação com seus semelhantes embora a forma como o faça tenha passado por uma constante evolução, tanto na sua própria condição fisiológica quanto no progresso tecnológico - dos simples sinais visuais, gráficos e de sons, aos mais sofisticados processos eletrônicos.
“Uma boa comunicação une a família. É claro que não existe uma regra básica para melhorar a comunicação em uma família. Cada família é um mundo distinto, uma linguagem única. O que deve existir, como meio de melhorar a comunicação, é a vontade, o interesse, e a disponibilidade por parte dos pais, e que esse espaço seja criado e vivido intensamente, na medida do possível. Se o que desejam é uma família unida, a melhor via, o mais acertado caminho, é pela comunicação.” (web)
“Uma comunicação fluente e eficaz é um requisito indispensável em qualquer ambiente de trabalho. Saber transmitir uma mensagem, garantindo que esta vai ser corretamente percebida por quem a recebe é, sem dúvida alguma, um ponto chave nas relações profissionais.” (web)
Em qualquer que seja o ambiente: familiar, escolar, de trabalho, de lazer, de religiosidade, cultural, etc. a comunicação agradável, proveitosa e polida desperta e consolida um bom relacionamento.
Um bom relacionamento consiste na ligação comunicativa e afetiva, profissional, ou de amizade, condicionada por uma série de atitudes recíprocas.
Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 13/06/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário