terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O “TER” E O “SER” – 53

Há uma grande verdade quando se diz que a felicidade consiste em ser e não em ter. E isso, a vida também nos ensina!

Duas palavras pequenas, porém, de grande significado para nosso autoconhecimento e sentido de vida.

Primeiramente é preciso distinguir o significado de cada uma delas. Recorremos ao dicionário - ter, é verbo transitivo direto e significa: possuir, poder dispor... (ex. ter uma casa, ter um carro, ter livros, ter emprego, etc.); ser, é verbo predicativo e significa: a qualidade ou a característica de... (ex. ser educado, ser disciplinado, ser bom, ser alegre, etc.)

Existe, em geral, uma grande ansiedade entre nós por possuir isso ou aquilo. Essa é a mola propulsora do consumismo e o estímulo para a produção de bens e serviços materiais. Com isso deixamos de perceber se o que temos já não é o suficiente para a nossa vida.

Ao longo das experiências da vida aprendemos que o mais importante para a nossa felicidade, nem sempre é o TER e sim o SER, uma vez que descobrimos a precariedade das coisas materiais e que, tudo o que temos pode nos ser tirado a qualquer momento.

Ninguém pode dizer que tem felicidade, mas pode dizer que é ou que está feliz. A felicidade não se compra, não se transfere e não se doa.

As pessoas precisam parar de correr atrás do TER e começar a correr atrás do SER: ser amigo, ser atencioso, ser amado, ser caridoso, ser gentil, ser justo e bom... SER FELIZ!

Luiz Gonzaga S.Ferreira - 07/05/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics