terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

DO CONHECIMENTO À SABEDORIA - 54

Dotado da faculdade de pensar, o ser humano desenvolve o seu próprio conhecimento - o seu saber.

O conhecimento consiste no conjunto das informações e dos conceitos, objetivos e subjetivos, adquiridos pela aprendizagem e experiências de vida, relativos a todas as atividades humanas: filosóficas, científicas, culturais, artísticas, econômicas, religiosas.

A formação e o aprimoramento do saber dependem das condições psicológicas, da vontade e do esforço de cada um.

Vivendo em uma sociedade diversificada uns aprendem com os outros, uma vez que haja interação entre todos.

Os sistemas organizados de aprendizagem: universidades, escolas, cursos, treinamentos, etc. muito facilitam a aquisição ordenada e aperfeiçoada de conhecimento.

Frequentemente os termos informação, conhecimento, e sabedoria, são utilizados com o mesmo sentido. Entretanto eles se diferem em graus de significação, como podemos ver: a informação é um dado obtido pelos sentidos sem um tratamento mental adequado; o conhecimento é a informação analisada, selecionada e incorporada; já a sabedoria, que resulta da nossa evolução intelectual e moral, reune todos os quesitos necessários para que possamos dar um sentido melhor e mais promissor à nossa vida: conhecimento justo das coisas, sensatez, prudência, moderação, paciência, tolerância e persistência.

A sabedoria é o conhecimento submetido ao julgo dos valores, das crenças, da ética e da moral.

Sendo assim não há sabedoria sem conhecimento, como não pode haver conhecimento sem informação.

É muito comum encontrar, em nossos meios, exemplos de falta de sabedoria e excesso de conhecimento.

Há um ditado (desconheço a autoria) mais ou menos assim: “Quem não sabe e não sabe que não sabe, é ignorante... Precisa ser despertado para o saber.” - “Quem não sabe e sabe que não sabe, é aprendiz... Precisa ser estimulado a aprender.” - “Quem sabe e não sabe que sabe, é simples e modesto... Precisa se autoconhecer e autoavaliar.” - “Quem sabe e sabe que sabe, é um sábio... Pode utilizar seu saber em seu próprio benefício e em prol de toda a Humanidade.”

Luiz Gonzaga S. Ferreira 01/05/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics