domingo, 6 de fevereiro de 2011

O SONO E OS SONHOS – 49

Durante o sono o corpo repousa e recupera energias. É, para nós, uma necessidade fisiológica.

O sonho, que ocorre durante o sono, consiste em uma sequência de fenômenos psíquicos que se expressam através de imagens, atos, déias, e representações.

Há quem considere o sonho uma “visão sobrenatural”.

Vejamos o que nos diz a respeito a Doutrina Espírita - questões: 400 a 412 de “O Livro dos Espíritos”:

- Durante o sono a alma não repousa como o corpo - “... o Espírito jamais fica inativo. Durante o sono, os liames que o unem ao corpo se afrouxam e o corpo não necessita do Espírito. Então ele percorre o espaço e entra em relação mais direta com os outros Espíritos”.

- Liberto, temporariamente, da matéria o Espírito dispõe melhor das suas faculdades; tem lembrança do passado e às vezes a previsão do futuro; adquire mais poder e pode comunicar-se com outros Espíritos deste ou de outros mundos; visita lugares diversos e vê coisas diferentes. A separação é parcial, pois permanece ligado ao corpo por liames fluídicos.

- “O sonho é a lembrança do que o vosso Espírito viu durante o sono”. Muitas vezes não nos lembramos, ou lembramos apenas em parte do que vimos durante o sono. Isso se explica pelo fato de que as impressões não foram recebidas pelos órgãos do corpo.

- “Os sonhos não são verdadeiros, como entendem os ledores da sorte, pelo que é absurdo admitir que sonhar com uma coisa anuncia outra” (ex. cruzes > morte - ninho > muito dinheiro - jogo > sorte ou azar). “Eles são verdadeiros no sentido de apresentarem imagens reais para o Espírito, mas frequentemente não têm relação com o que se passa na vida corpórea. Muitas vezes, ainda, como já dissemos, são uma recordação. Podem ser, enfim, algumas vezes, um pressentimento do futuro, se Deus o permite, ou uma visão do que se passa no momento em outro lugar, a que a alma se transporta”.

O bom senso nos diz que, ao invés de ficarmos apreensivos com os sonhos e procurar interpretá-los aleatoriamente, devemos tirar proveito das boas ideias e das sugestões que deles podem nos advir.Texto organizado por

  • Luiz Gonzaga S.Ferreira
  • 10/10/2010
  • Consulta - “O Livro dos Espíritos” (Allan Kardec)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics