segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A CONTABILIDADE DA VIDA - 56

O que é a contabilidade?

“Ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro dos atos e fatos de uma administração econômica.” (Dicionário Aurélio)

“Conjunto das contas de um estabelecimento, de uma empresa de uma associação, de uma coletividade pública.”(Dicionário Larousse Cultural)

Podemos, se quiser, praticar a contabilidade da nossa vida. Sempre é uma questão de débito e credito; de lucros e perdas; de ajustes e desajustes.

Na contabilidade da vida estaremos sempre anotando valores em termos de qualidades e não apenas de quantidades: qualidades dos nossos pensamentos, sentimentos, ideais, atitudes e palavras.

É proveitoso que se estabeleça uma orientação, um controle, e até mesmo um registro periódico dos nossos bens e recursos pessoais, quer sejam materiais ou financeiros, pois isso possibilita o equilíbrio entre receita e despesas, o que nos proporciona certa tranquilidade e previdência.

Sendo que a vida não consiste apenas de trabalho e produção, mas também de crescimento, desenvolvimento, relacionamento, conforto e entretenimento, além de ideais e esperanças, a contabilidade da vida pode incluir ainda outros atos e fatos, tais como atividades e procedimentos voltados para a saúde e o bem estar, para a cultura e a aprendizagem, para a participação social, para o lazer, e para a religiosidade.

Algumas pessoas costumam manter, em um “Diário” os registros de suas atividades; outros, que levam mais a sério esse hábito, fazem comparações entre os atos e fatos de um dia, com os dos dias anteriores.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - 22/05/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics