domingo, 27 de fevereiro de 2011

INVESTIMENTOS LUCROS E BENEFÍCIOS - 58

De todos os nossos investimentos os que mais despertam a nossa atenção e o nosso interesse são os investimentos financeiros: contas bancárias, poupanças, prazos fixos, ações, letras de câmbio, etc.

Em economia investimento significa aplicação de capital em meios de produção visando o aumento da capacidade produtiva, ou seja, de lucros.

Os investimentos visam lucros e benefícios, individuais ou sociais, e fazem com que o capital circule, propiciando assim o progresso e o desenvolvimento.

Os investimentos nos setores fundamentais da Sociedade: Saúde, Educação, Cultura, Habitação, Agricultura, Esporte, etc. geram o benefício do bem estar social.

Devemos nos lembrar, entretanto, de que dispomos de outros bens pessoais, e de grande valia, que podemos aplicar e que não são os bens financeiros - as nossas faculdades: intelectuais, sentimentais, morais, artísticas, e de sociabilidade; as nossas potencialidades físicas: energia, disposição, trabalho...

Considerando-se a relação: investimento x lucros e benefícios, é importante que, em todos e quaisquer investimentos, tenhamos consciência das vantagens e desvantagens da aplicação a ser feita, para nós mesmos e também para os outros.

Assim, para exemplificar, o educador profissional não investe suas potencialidades apenas visando sua remuneração (lucro), mas sim o crescimento, a satisfação e a felicidade de seus educandos; e, por que não, a sua também? (benefício)

Luiz Gonzaga S. Ferreira - 06/06/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics