sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

COMO LIDAR COM AS INFLUÊNCIAS ESPIRITUAIS - 48

Estamos constantemente sujeitos às influências espirituais.

Vejamos a questão 459 de “O Livro dos Espíritos”: - “Os Espíritos influem sobre os nossos pensamentos e as nossas ações?” Resposta (dos Espíritos): - “Nesse sentido a sua influência é maior do que supondes, porque muito frequentemente são eles que vos dirigem”.

Nas questões seguintes encontramos alguns esclarecimentos (dos Espíritos) sobre o assunto: - “Vossa alma é um Espírito que pensa; não ignorais que muitos pensamentos vos ocorrem, a um só tempo, sobre o mesmo assunto e frequentemente bastante contraditórios. Pois bem: nesse conjunto há sempre os vossos e os nossos, e é isso o que vos deixa na incerteza, porque tendes em vós duas ideias que se combatem”.

Para nós o que mais importa não é distinguir qual dos dois é o nosso pensamento - provavelmente o nosso é o que mais condiz com a nossa natureza intelectual e moral - O que temos a fazer é considerar e decidir pelo que mais se aproxima dos princípios éticos, morais e evangélicos, segundo a nossa consciência.

Os Espíritos inferiores podem nos incitar para o mal: por inveja, por vingança ou pelo prazer em nos ver sofrer; podem também servir de instrumentos destinados a experimentar a nossa fé e a nossa perseverança no bem.

Dos bons Espíritos recebemos influências positivas que, na maioria das vezes, deixamos de considerar por estarmos mais interessados nos imediatismos da vida material.

Podemos nos afastar da influência dos Espíritos que nos incitam ao mal, pois eles só se ligam com quem os atraem por seus pensamentos e por seus desejos. Os Espíritos cuja influência é repelida por nossa vontade desistem das suas tentativas.

Para neutralizar a influência dos maus Espíritos devemos praticar o bem; depositar toda a confiança em Deus; deixar, com bastante firmeza, de escutar as sugestões que nos incitam para o mal; desconfiar daqueles que exaltam o nosso orgulho e a nossa vaidade; orar meditando nas palavras pronunciadas por Jesus na prece que nos ensinou: “Senhor, não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal!”.

  • Texto elaborado por Luiz Gonzaga S.Ferreira - 03/10/2010
  • Consulta: “O Livro dos Espíritos” (Allan Kardec)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics