domingo, 16 de janeiro de 2011

OS DIVERSOS ÂNGULOS DA CRÍTICA - 52

A crítica consiste em um exame detalhado que visa estabelecer a verdade, a autenticidade de alguma coisa. É um juízo, uma análise, ou apreciação fundamentada, em relação a alguma obra, algum fato, alguma pessoa ou qualquer coisa concreta ou subjetiva.

A critica pode manifestar-se pelo pensamento, por gestos, atitudes ou por palavras.

Para a sociedade a finalidade da crítica é a análise atenta e, quanto possível, objetiva, do modo de agir das pessoas e do acontecer. Isto supõe um processo de identificação de causas, de avaliação de situações e comportamentos e da procura de novas soluções: tudo se dirige à formulação de uma verdade.

Para a vida profissional a finalidade da crítica é analisar atentamente os recursos materiais e humanos em termos de disponibilidade, capacitação, e posturas diante do trabalho.

A qualidade e o valor da critica dependem da conjugação dos seguintes fatores: a intenção, a fundamentação, a manifestação e a aceitação da mesma.

Assim é, por exemplo, que uma boa intenção pode resultar em uma crítica destrutiva se a manifestação for expressa de maneira inconveniente e até agressiva; uma boa intenção, desprovida de fundamentos, pode levar ao descrédito e à inutilidade; quando a critica não contar, com uma razoável aceitação, por motivos alheios, pode redundar em problemas a serem considerados.

A autocrítica ou autoavaliação é um indício de amadurecimento pessoal. A pessoa adulta entende que ela mesma, assim como as outras, pode errar. Tal atitude fundamenta-se na sinceridade e na aceitação da crítica que os outros possam dela fazer.

A característica de uma crítica ou autocrítica madura é o dinamismo e o entusiasmo para melhorar e crescer.

Considerada a importância da critica construtiva em todas as atividades humanas e, bem assim, dos cuidados para que ela não seja desvirtuada de seus verdadeiros fins é necessário que sejam bem orientados, tanto os critérios da crítica como os propensos críticos.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - 25/04/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics