domingo, 16 de janeiro de 2011

O EGOÍSMO E O ORGULHO - 46

 

O egoísmo, como sabemos, é responsável pela maior parte das misérias da vida dos homens, uma vez que cada um pensa em si antes de pensar nos outros.

Os dicionários o definem como sendo um amor próprio excessivo, um exclusivismo que faz o indivíduo referir tudo a si próprio, sem consideração pelos interesses alheios.

O egoísmo resulta do orgulho que é um sentimento de dignidade pessoal, de superioridade, de brio, como se costuma dizer.

Aprendemos que o orgulho e o egoísmo nascem do próprio instinto de conservação.

Todos os instintos têm sua razão de ser e sua utilidade. O que os fazem maus e perniciosos é o exagero. Daí a importância real da educação em seu amplo sentido. E, para isso, muito contribui a Doutrina Espírita.

É importante termos em conta que o homem não foi criado egoísta nem orgulhoso; ele é que se fez assim.

Acontece, porém, que tanto o egoísmo como o orgulho impedem que o homem seja feliz, pois constituem imperfeições que contrariam a prática do bem, do amor e da caridade.

“Para que os homens vivam na Terra como irmãos, não basta se lhes dêem lições de moral; importa destruir as causas de antagonismo, atacar a raiz do mal: o orgulho e o egoísmo.” (“Obras Póstumas”, Allan Kardec)

Jesus nos ensinou o princípio da caridade, da igualdade e da fraternidade como condição expressa para a salvação.

O Espiritismo vem, por sua vez, sancionar esse princípio revelando ao homem: quem ele é; como ele foi criado; de onde ele veio; para onde ele vai, e qual a trajetória da sua existência. Isso significa um golpe no seu orgulho e no seu egoísmo. Para isso é necessário que o homem tenha fé, não a fé cega, mas a fé raciocinada.

O conhecimento e o estudo da Doutrina Espírita fortalecem a nossa fé e estimulam a nossa reforma íntima, contribuindo de maneira progressiva para a melhoria da Humanidade.

Texto organizado por Luiz Gonzaga S. Ferreira

19/09/2010

Consulta: “Obras Póstumas” (Allan Kardec)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics