domingo, 5 de dezembro de 2010

A PURA CARIDADE - 44

A caridade consiste em fazer algo de bom pelos outros.

A pura caridade implica na isenção de toda e qualquer ingerência de outros interesses que não sejam a prática do bem, sublimada pelo amor ao próximo.

A verdade nos liberta da ignorância e nos impulsiona para a sabedoria; a remove montanhas de incompreensões e dúvidas transpondo dificuldades; a bondade ilumina os corações; a caridade salva. Nas palavras do Apóstolo Paulo, “Fora da Caridade não há salvação”.

Assim compreendida a caridade pode ser exercida de maneira mais simples, independendo de recursos financeiros e materiais, e sem grandes sacrifícios.

Além disso, abre-se diante de nós um imenso campo de estímulos e oportunidades para a sua prática, pois deixa de se limitar à doação de esmolas, às situações emergenciais, a locais específicos e a circunstâncias ocasionais.

O lar, a família, o trabalho, a escola, a rua, a internet, a vizinhança, os hospitais e asilos, os presídios e, até mesmo, as instituições religiosas, estão sempre carentes de amor e de caridade que podem se expressar através da atenção, de palavras, de atitudes e gestos, de orientações e de encorajamentos.

É a caridade que nos faz melhores, mais indulgentes; que nos torna verdadeiramente fraternos, e que afasta de nós os sentimentos de ódio e de dissensões, substituindo-os por anseios de união, concórdia e paz.

Ser caridoso não é dar só o que lhe sobra, nem se exibir diante dos necessitados. É dar de si, em segredo, sem ferir e humilhar.

Mesmo que oculta, a caridade é perceptível pelos seus efeitos benéficos e, como todos os bons exemplos, é contagiante.

“A maior caridade que podemos fazer em relação à Doutrina Espírita é a sua divulgação.” (Emmanuel)

  • Texto organizado por Luiz Gonzaga S.Ferreira
  • 04/09/20
  • Consultas: “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (Allan Kardec)
  • "O Perfume do Evangelho” (Clóvis Ramos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics