Desafiar é: provocar ou instigar alguém, para uma tomada de atenção e uma resposta.
Os desafios da vida são todos os fatos, ocorrências e incidências que nos levam a tais provocações e podem nos causar incômodos, preocupações e aborrecimentos.
A nossa vida é repleta dos mais variados desafios. Mesmo antes de nascer, somos desafiados a suportar as causas hereditárias e a fragilidade da fase intrauterina e do nascimento.
O desenvolvimento da nossa potencialidade intelectual, emocional, moral, social e profissional tem como mola propulsora os desafios da vida.
Assim considerados, e valorizados, os desafios da vida merecem, da parte de cada um de nós, mais atenção, compreensão e cuidados especiais a fim de que, ao contrário de nos causar tantos aborrecimentos, nos sejam mais auspiciosos.
Aprendemos, com a própria vida, como enfrentar e lidar com os nossos desafios utilizando recursos que a própria vida nos proporciona.
O natural desafio da ignorância de conhecimentos e da pobreza de cultura nos impulsiona para a aprendizagem, a educação e a aculturação.
Os inúmeros desafios econômicos e financeiros nos forçam ao trabalho, à produtividade, à geração de bens, e à moderação nos gastos.
Assim ocorre com relação a todos os demais, e incontáveis, desafios da vida, tais como: os problemas de saúde, que nos obrigam aos cuidados medicinais e ao equilíbrio na alimentação e nos desgastes físicos; os desafios emocionais que nos despertam para a reflexão, a compreensão, a paciência e a tolerância; os desafios sociais e profissionais que nos exercitam na disciplina, na organização e no aprimoramento das atitudes.
Luiz Gonzaga S. Ferreira - 04/04/2010
Escrito por luzagas às 19h31
[ (3) Vários Comentários ] [ envie esta mensagem ] [ link ]
Nenhum comentário:
Postar um comentário