segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

PREPARAÇÃO E TREINAMENTO - 49

A preparação e o treinamento são condições facilitadoras para o sucesso em qualquer empreendimento.

Existe uma sutil diferença entre preparação e treinamento, quanto ao exato significado de uma e de outra.

A preparação consiste em planejar e dispor, com antecedência, o que se pretende objetivar em termos de aceitação, conscientização, predisposição e adaptação. É mais um estudo psicológico do que um exercício prático de habilitação.

O treinamento consiste em um conjunto de exercícios variados com o propósito de habilitar metodicamente para uma atividade ou um trabalho qualificado.

Na prática a preparação e o treinamento podem ser realizados concomitantemente sendo que a primeira, quando exclusivamente teórica, exige um estágio de praticidade.

Apesar de serem reconhecidamente relevantes para a qualificação profissional, esportiva, educativa, ou artística, muitas organizações e importantes sistemas sociais, públicos e privados, descuidam ou relegam para um segundo plano a preparação e o treinamento dos seus executores comprometendo assim a excelência dos resultados obtidos.

É comum constatar-se, no dia-a-dia, a ausência ou ineficiência da fase de preparação psicológica de executores, nas mais variadas atividades. Podemos citar como exemplos: um frentista fumando enquanto abastece de gasolina um carro; uma recepcionista lendo o jornal enquanto atende um cliente; um médico atendendo a uma consulta sem tirar os olhos do computador; um educador, em sala de aula, ridicularizando o aluno que não conseguiu calcular uma raiz quadrada; um exímio jogador de futebol discutindo com os torcedores durante o jogo.

O treinamento, por sua vez, fundamenta-se no preceito de aprender fazendo, uma vez que a habilidade técnica exige a movimentação, o manuseio de instrumentos, aparelhamentos e, bem assim, de ações e procedimentos materiais ou racionais.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - 11/04/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics