quarta-feira, 17 de novembro de 2010

PORQUÊ E COMO DISCIPLINAR O NOSSO PENSAMENTO – 43

 Somos seres inteligentes da natureza e dispomos da faculdade de pensar.

Pensar consiste em: formar ou combinar no espírito pensamentos ou ideias; fazer reflexões, refletir, raciocinar, meditar, imaginar, cismar, julgar, lembrar, cuidar, compreender, criar, preocupar-se...

Por essa diversidade de funções podemos avaliar o significado e a importância dessa faculdade para a nossa vida física, intelectual, moral, social e espiritual.

O pensamento é o ato ou o efeito de pensar.

Criando palavras, imagens e sentimentos ele não atua somente fora de nós influenciando os nossos semelhantes para o bem como para o mal; atua principalmente em nós e vai, aos poucos, modelando a nossa vida presente e futura.

Podemos dizer que o pensamento é a causa inicial do nosso estado de elevação ou de rebaixamento em termos de evolução espiritual.

O pensamento pode dissipar as sombras do caminho, promover a sabedoria, resolver os enigmas e os problemas da vida, mas também pode causar e criar situações infelizes e dolorosas para o desequilíbrio e para o rebaixamento integral do homem.

As vibrações constantes e semelhantes de nossos pensamentos e de nossas palavras afastam de nós tudo aquilo que não pode vibrar em harmonia com elas e, consequentemente, atraem tudo aquilo que lhes é similar. Isso explica os motivos pelos quais devemos disciplinar os nossos pensamentos e as nossas palavras.

Assim como os pensamentos negativos, pessimistas, contraditórios e infelizes projetam em nós os sentimentos infelizes de desalento, de pessimismo e de ressentimento, e atraem para nós os espíritos inferiores, os bons pensamentos e as preces sinceras nos aproximam dos bons espíritos e nos proporcionam o bemestar e a felicidade.

Para disciplinar os nossos pensamentos, primeiramente temos que aprender a fiscalizá-los e imprimir-lhes uma direção determinada, um fim nobre e digno.

A fiscalização dos pensamentos implica na fiscalização dos atos e das palavras, pois os atos e as palavras decorrem dos pensamentos.

Importante, igualmente, é a escolha cuidadosa das nossas leituras. Em geral costumamos ler muito e depressa sem meditar e refletir no que lemos. O estudo refletido e meditado é muito importante para a disciplina e o desenvolvimento do pensamento.

“A felicidade não está nas coisas externas nem nos acasos do exterior, mas somente em nós mesmos, na vida interna que soubermos criar.” (Léon Denis)

  • Texto organizado por Luiz Gonzaga S. Ferreira - 29/08/2010
  • Consulta: “O problema do ser, do destino e da dor” (Léon Denis)

2 comentários:

Web Statistics