quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O PRECONCEITO - 45

O preconceito é um conceito, ou opinião, formado antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos.

O conceito, ou opinião, é a representação ou definição de alguém ou de alguma coisa pelo pensamento, por meio de suas características gerais.

A ponderação requer, além do conhecimento do fato, uma reflexão e um ajuizamento imparcial.

Assim considerado, o preconceito pode causar suspeita, aversão, intolerância, ódio irracional, a pessoas, raças, credos, religiões, etc.

As mais comuns formas de preconceito são: racial, social e sexual.

O preconceito racial resulta da convicção de que existem indivíduos com características físicas hereditárias, com determinados traços de caráter, de inteligência e de manifestações culturais, superiores a outros indivíduos pertencentes a etnias diferentes.

O preconceito racial, ou racismo, constitui uma violação aos direitos humanos, sendo que fora utilizado para justificar a escravidão, o domínio de alguns povos sobre outros, e as atrocidades ocorridas ao longo da história.

A existência de favelas ao lado de condomínios fechados é um exemplo de preconceito social.

O preconceito sexual, muito comum em nossos dias, baseia-se na orientação sexual de cada indivíduo.

O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência e isso nos convence da necessidade premente de erradicar esse mal, o que só pode ocorrer através da Educação.

O indivíduo preconceituoso pode assim proceder por ignorância, pela formação cultural, pelo orgulho, vaidade ou presunção.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - 14/03/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics