O que é a arte?
Sua conceituação é bastante subjetiva, ampla e diversificada, tanto nas enciclopédias e dicionários quanto em nosso entendimento.
Geralmente é entendida como sendo “a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, realizada por artistas a partir de percepções, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esses estados de consciência em um ou mais espectadores, dando um significado único e diferente para cada obra de arte”.
Relacionamos a seguir alguns significados de arte encontrados nos dicionários mais consultados:
Arte: “... maneira de fazer uma coisa segundo as regras.” Exemplos: arte militar; arte dramática; arte da oratória, arte musical; “... modo pelo qual se obtém êxito.” Exemplos: arte de agradar, de comover, de incentivar, de intuir para o civismo, para a reflexão, para a religiosidade; “... criação de objetos ou de organizações específicas, destinadas a produzir, no ser humano, um estado particular de sensibilidade mais ou menos ligado ao prazer estético.” Exemplos: arte da pintura, arte da poesia...
Até mesmo a travessura ou traquinagem, da criança, assim como a habilidade culinária, costuma-se considerar como arte.
O amplo conhecimento da arte, o seu histórico, o seu valor, as suas especificações, os seus fundamentos, merece um estudo sério e aprofundado, o que é culturalmente compensador.
Dentre os elementos que alicerçam a expressão artística, e que são passíveis de incentivo e desenvolvimento educacional, podemos citar: a estética e a criatividade.
A estética, diz respeito ao sentimento, ao interesse, ao gosto, e à percepção do belo.
A criatividade é a faculdade, a capacidade, a habilidade imaginativa de inventar, de produzir, de despertar, de irradiar, coisas novas.
Não apenas com relação à expressão artística; mas, também, com relação a inúmeras atividades humanas tais como o trabalho, o esporte, o marketing, etc. a criatividade constitui fator de grande importância e, por isso, seu incentivo e desenvolvimento devem estar presentes em todos os processos educativos de ensino e aprendizagem.
Luiz Gonzaga S.Ferreira - 21/03
Nenhum comentário:
Postar um comentário