quinta-feira, 11 de novembro de 2010

UMA IMPORTANTE CONSIDERAÇÃO - 42

Encontramos na introdução do livro “O problema do Ser, do Destino e da Dor”, de Léon Denis, uma importante consideração do próprio autor que explica uma das causas do desânimo precoce e do pessimismo que pode nos surpreender dolorosamente no “ocaso da vida”.

Refere-se ele ao fato de que, em geral, o ensino ministrado pelas instituições dos homens: escolas, universidades e religiões, nos leva a conhecer muitas coisas, mas “quase nada nos ensina do que mais precisamos conhecer para o encaminhamento da existência terrena e preparação para o Além”.

É pela mesma razão que se atribui, em grande parte, à incoerência das ideias, à desordem das consciências, à anarquia moral e social, os males de nossa época.

Tudo isso é perfeitamente compreensível, e até certo ponto aceitável, uma vez que estamos submetidos a um processo de evolução intelectual, moral e espiritual, e habitamos um mundo material em que devemos nos valer dos recursos e dos estímulos materiais para viver e sobreviver.

Temos, entretanto, sido notificados pela Espiritualidade Superior de que o nosso “mundo de expiações e de provas” encontra-se em fase de transição para um “mundo de regeneração” cuja moradia requer mudança de ideias, de pensamentos, de sentimentos e de atitudes, perante a vida.

A Doutrina Espírita nos oferece o ensino de que necessitamos para a nossa preparação.

Devemos ter sempre presente em nossa lembrança os conceitos básicos que aprendemos:

- Somos Espíritos criados simples e sem conhecimentos, porém dotados de todo o potencial necessário para evoluir, pela nossa própria vontade, intelectualmente, moralmente e espiritualmente.

- Estamos integrados a um corpo físico com a finalidade de experimentar, exercitar e aprimorar nossas faculdades físicas, mentais, emocionais e sociais, submetidos às leis dos homens e às leis naturais ou divinas

- Dispomos de recursos infalíveis para alcançar o progresso, a perfeição e a felicidade gradativa e eterna: a compreensão, o arrependimento a expiação e a prova, as vidas sucessivas e o amor infinito do Criador. Por que, então, não nos dedicar decididamente ao conhecimento e ao estudo da Doutrina Espírita, promover anossa reforma íntima e harmonizar os nossos pensamentos e sentimentos, confiantes nos desígnios de Deus?

· Texto elaborado por Luiz Gonzaga S.Ferreira - 22/08/2010

· Consulta: “O Problema do ser, do destino e da dor” (Léon Denis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics