quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O PORVIR DA HUMANIDADE - 39

A palavra “porvir” é encontrada nos dicionários com o seguinte significado: “o tempo que está por vir - o tempo futuro”.

A Doutrina Espírita trata do termo para esclarecer a crucial questão que a todos nós preocupa: “Que seremos após a morte?” - Estaremos melhores ou piores? Existiremos ou não? Para sempre ou nunca mais? Viveremos eternamente, ou tudo se aniquilará de vez? Ou tudo ou nada...

Emprincípio, a certeza que temos é a de que vivemos, pensamos, agimos e morremos. 

Quanto ao porvir, temos que nos valer da revelação espírita e dos nossos próprios recursos: conhecimento, raciocínio, liberdade de pensamento, sentimento, vontade, palavras, gestos atitudes, para compreender e valorizar a consoladora revelação de um porvir de paz e plana felicidade que constitui o verdadeiro sentido da vida.

A crença de que nada mais existe após a morte levaria o homem a concentrar todos os seus pensamentos na vida presente em prejuízo da sua preparação para a vida espiritual.

A Doutrina Espírita transforma completamente a perspectiva do futuro esclarecendo que a continuidade e a eternidade da vida não é uma mera hipótese, mas sim uma realidade.

“Ergueu-se o véu; o mundo espiritual aparece-nos na plenitude de sua realidade prática; não foram os homens que o descobriram pelo esforço de uma concepção engenhosa, são os próprios habitantes desse mundo que nos vêm descrever a sua situação...” (Allan Kardec)

Assim, diante das comunicações dos próprios Espíritos e dos esclarecimentos espíritas, estamos convencidos de que a vida futura é a continuação da vida terrena em melhores condições; o temor da morte desaparece. E nos consola saber que teremos para sempre o convívio daqueles que aprendemos amar de verdade.

  • Texto elaborado por Luiz Gonzaga S. Ferreira
  • Araraquara - 20/07/2010
  • Consultas: “O Livro dos Espíritos” (Allan Kardec)
  • “O Livro dos Médiuns”, (Allan Kardec)
  • “O Céu e o Inferno” (Allan Kardec)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics