domingo, 10 de outubro de 2010

A ESTRATÉGIA E O PLANO DE AÇÃO - 42

moz-screenshot

O termo estratégia, bastante utilizado com relação às operações de comando militar, consiste, em geral, na arte de aplicar os meios disponíveis com vistas à consecução de objetivos específicos. É a arte de explorar condições favoráveis com o fim de melhor alcançar resultados desejados.

Assim compreendida, a estratégia se faz necessária em todos os empreendimentos humanos: educacionais, políticos, profissionais, produtivos, econômicos, esportivos, comerciais, etc.

A concepção de uma estratégia implica em: conhecimento geral e específico, fonte de informações e de dados disponíveis, esforços pessoais e conjuntos, cooperação e gerenciamento.

O delineamento detalhado de uma estratégia deve integrar o plano de ação, a ser desenvolvido, sendo coerente com a disponibilidade de recursos materiais e humanos e, bem assim, com os objetivos e as metas igualmente delineados.

Dentre as muitas vantagens de preparar e executar uma estratégia bem definida para qualquer empreendimento, por mais simples que possa nos parecer, podemos citar: a economia de tempo e de recursos; a segurança do direcionamento da execução; o controle dos efeitos positivos e negativos, e a possibilidade de reverter situações e solucionar problemas e dificuldades ocasionais, no decorrer do processo.

Consideremos, por exemplo: Em uma classe escolar o processo de educação e ensino segue uma estratégia pedagógica definida em seu planejamento; percebe-se que, num determinado momento,os alunos mostram-se distraídos e desinteressados... É a hora de rever a estratégia no tocante ao que se previu quanto à motivação dos educandos.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 21/02/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics