sábado, 4 de setembro de 2010

COMO CONQUISTAR A CREDIBILIDADE – 39

A credibilidade, no ser humano, em um empreendimento ou serviço, é uma característica positiva que confere a confiança da parte de seus pares e de seus usuários.

A confiança, ou seja, a certeza da probidade de conduta de uma pessoa, de uma organização ou de um trabalho, é perceptível através dos seus sucessivos procedimentos nas mais diversas situações de atividade e relacionamento.

A credibilidade constitui um patrimônio pessoal e intransferível que não se adquire senão pela formação educacional do ser humano, e pela consciente e bem gerenciada instituição.

Um dos fatores essenciais da credibilidade é a transparência da honestidade e da responsabilidade.

Essas duas qualidades humanas estão impressas na consciência de cada um de nós mas o homem, na maioria das vezes, deixa se empolgar pela ambição e interesses escusos comprometendo assim o seu caráter e, consequentemente, a sua credibilidade.

Aliados aos fatores de ordem subjetiva são igualmente importantes para que se confirme a credibilidade de um empreendimento: a capacidade do empreendedor, e a qualidade do que é realizado.

De tudo se conclui que a conquista da credibilidade se faz pela formação educacional (ética, intelectual e operacional), levando-se em conta o esforço pessoal e a boa intenção de alcançar o prestígio merecido.

Por outro lado qualquer deslize ou suspeita, quanto à credibilidade, pode acarretar o descrédito comprometedor o que, naturalmente, requer uma justificativa plausível e providências possíveis para a reabilitação da confiança.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - 31/01/10

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