segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A ESCOLA ERA RISONHA E FRANCA - 17

1955jaborandi         1957jaborandi

Como professor primário, lecionei de 1954 a 1960 em Jaborandi, no Grupo Escolar “Olinto Junqueira de Oliveira” e em Viradouro, no “Grupo Escolar de Viradouro”, em classes de 1º, 2º, 3º e 4º ano.

Minha experiência docente e afetiva foi muito gratificante pelo que aprendi profissionalmente e pelo que senti emocionalmente, através do relacionamento com crianças que amei de coração.

Conversávamos, cantávamos, brincávamos e aprendíamos com a cartilha “Caminho Suave”, os livros de leitura e os cadernos próprios de linguagem, caligrafia, desenho, cartografia e ocupação.

As aulas eram preparadas com muito carinho e entusiasmo, da minha parte, com auxílio de um Programa de Ensino e elaboração de planejamentos diários - nada de apostilas!

Confesso um tanto constrangido que, às vezes, recorri a uns gritos, puxões de orelha e reguadinhas para manter a ordem, a atenção e o capricho dos alunos displicentes. Hoje reconheço que poderia ter evitado tais medidas, embora tivesse feito com boas intenções.

Como diretor do “Grupo do Grupo Escolar da Estação de Andes”, no Distrito de Bebedouro, promovia atividades paralelas de “trabalhos manuais” e “horticultura” na Escola.

195Jaborandi         1961andes

Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 1º/08/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics