sábado, 24 de julho de 2010

CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE - 36

A consciência é uma faculdade inata dos seres humanos que se desenvolve com a educação e a cultura.

O “Grande Dicionário Larousse Cultural da Língua Portuguesa” a define como sendo: (1) “Conhecimento, noção da própria existência ou do mundo exterior”; (2) “Representação mental clara da existência e da realidade de alguma coisa; (3) “ Sentimento do dever e da moralidade”.

Podemos considerar a consciência como um registro intelectual e moral das leis naturais e dos conceitos adquiridos, dos deveres e obrigações, inclusive da noção de responsabilidade para com as pessoas, as coisas e o mundo.

A responsabilidade está assim definida no citado Dicionário: “Obrigação geral de responder pelas consequências dos próprios atos ou pelos de outros.” (entende-se como “outros”, aqueles que se encontram sob sua responsabilidade)

Quanto mais desenvolvida e lúcida a consciência maior será a responsabilidade diante daquilo que for feito ou deixado de fazer.

Contudo é muito comum constatar lamentáveis atitudes e atos de irresponsabilidade, com desastrosas consequências, nos mais diversos ambientes e situações da vida diária: na política, nas instituições públicas e privadas, no trabalho, nas escolas, nas ruas e, até mesmo nos meios familiares, assistenciais e religiosos.

Fatores característicos de imperfeições morais, tais como: egoísmo, interesses escusos, desleixo, desatenção, imprudência, preguiça e prepotência, aliados à inabilidade e incompetência, concorrem para ofuscar a luminosidade da consciência ocasionando problemas e prejuízos à própria pessoa ou a terceiros.

Corrigendas, instruções, penalidades, ressarcimentos, são medidas de controle da irresponsabilidade. Todavia, o meio mais eficaz para consolidar a responsabilidade entre os homens consiste, sem dúvida, na Educação.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 10/01/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics