quinta-feira, 15 de julho de 2010

CARACTERES DO HOMEM DE BEM – 32

JesusEnviaASusDiscipulos

“O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e de caridade na sua mais completa pureza.” (Allan Kardec)

O fundamento da justiça consiste em querer para os outros aquilo que se quer para si mesmo.

Vivendo em sociedade a primeira de todas as obrigações do homem é a de respeitar os direitos de seus semelhantes, direitos esses, estabelecidos pela lei dos homens e pelas leis de Deus.

O primeiro de todos os direitos do homem é o direito de viver. Por isso incorre em gravíssima transgressão à lei natural qualquer propósito ou ato de atentar contra a vida do semelhante ou, mesmo, fazer qualquer coisa que possa comprometer a sua existência corpórea.

Jesus nos ensinou a amar os outros como irmãos; e, ainda mais, a amar os nossos inimigos.

O amor é um sentimento, um impulso que predispõe alguém a desejar o bem de outro, de outros ou de alguma coisa.

A caridade, não se restringe apenas à esmola, mas abrange todas as relações com nossos semelhantes, quer se trate de nossos inferiores, iguais ou superiores.

A prática da caridade nos leva a ser indulgentes, pois precisamos também da indulgência; proíbe-nos de humilhar os infortunados e, ao contrário, nos faz elevá-los aos seus próprios olhos.

Examinando a sua própria consciência o homem de bem perguntará se não violou a lei de Deus, se não cometeu nenhum mal, se fez todo o bem que podia, se ninguém tem de se queixar dele; então, sem presunção e vaidade, sente-se feliz e em paz.

Podemos acrescentar, a respeito do tema, que independe da crença nesta ou naquela religião o fato de ser um homem de bem.

Texto organizado por Luiz Gonzaga S. Ferreira

Consulta: Literatura espírita. 13/07/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics