terça-feira, 6 de julho de 2010

AS VIRTUDES E OS VÍCIOS – APERFEIÇOAMENTO MORAL - 31

clip_image002[6][2]

A virtude consiste na disposição constante de praticar o bem e evitar o mal. O bem é tudo que se faz de conformidade com as leis morais e o mal é tudo que a elas se opõem. As leis morais são as leis divinas ou leis de Deus.

virtude sempre que há uma resistência voluntária ao arrastamento das más tendências; a sublimidade da virtude consiste no sacrifício do interesse pessoal para o bem do próximo, sem segunda intenção. A mais meritória virtude é aquela que se baseia na caridade desinteressada.

Algumas pessoas fazem o bem espontaneamente, sem que tenham de lutar com nenhum sentimento contrário. São pessoas que já venceram os seus próprios obstáculos e o bem se tornou um hábito para elas.

Nos mundos mais avançados que o nosso o sentimento do bem é a regra geral, porque são mundos habitados somente por bons Espíritos. É por isso que entre eles reina a felicidade. Assim será também na Terra, quando a Humanidade transformar-se, pela compreensão do bem e pelo aperfeiçoamento moral, praticando a caridade no seu verdadeiro sentido.

O vício consiste na tendência para determinado hábito prejudicial.

Dentre os defeitos e os vícios o egoísmo é o mais radical. Dele deriva todo o mal.

O egoísmo é um sentimento ou atitude de excessivo apego aos próprios interesses em detrimento dos interesses dos outros.

O aperfeiçoamento moral é a nossa meta a ser alcançada. É por isso que estamos transitando pela Terra na condição de espíritos encarnados.

Muitos são os que passam a existência terrena sem disso tomar conhecimento e perdem, assim, uma excelente oportunidade de minimizar os seus defeitos e conquistar virtudes.

Para o nosso bem e a nossa felicidade, podemos e devemos cuidar, desde já, do nosso aperfeiçoamento moral e, bem assim, colaborar com os nossos irmãos para que assim procedam também. A reforma íntima não se faz num repente, mas com um pouco de esforço e boa vontade estaremos avançando em nossa evolução espiritual.

O autoconhecimento, o conhecimento das leis morais, os ensinos de Jesus, e o auxílio dos mentores espirituais, aliados à boa vontade, são excelentes recursos para que se alcance o aperfeiçoamento moral.

Texto organizado por Luiz Gonzaga S. Ferreira - 02/08/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics