segunda-feira, 26 de abril de 2010

DE PALETÓ E GRAVATA – 15

clip_image002

 

Década de 50. Paletó e gravata eram acessórios obrigatórios do traje para os homens, em ambientes sociais como: teatro, escola cinema, templos, igrejas restaurantes...

A foto foi tirada em São Paulo, no prédio em que residiam meus tios Odair e Margarida, José e Zélia (Tia Vicentina), à Rua Sete de Abril no ano de 1952.

Na época eu estava com meus 21 anos; havia concluído o Curso Normal e aguardava o ingresso no Magistério Estadual, no cargo de “professor primário”, o que ocorrera em 24 de setembro de 1954 em Jaborandi, município próximo à cidade de Colina, onde eu residia com meus pais e irmã.

Todos os anos, nas férias escolares, ia a São Paulo e, de lá, viajava com meus tios para outros lugares.

Estivemos em passeio, no Rio de Janeiro, em 1952, e fui “barrado” na entrada de um cinema, na Cinelândia, por estar sem a gravata, embora estivesse de paletó. Tivemos que comprar uma, para poder assistir o filme.

O traje masculino, assim completo, era rigorosamente exigido para certas atividades solenes e profissionais em que se reunissem pessoas qualificadas.

Paletó e gravata denotavam respeito, sobriedade, dignidade e certa elegância.

Atualmente, no século XXI, os que fazem uso mais frequente do traje são os que exercem funções administrativas, executivas, legislativas, judiciais e políticas. Será que o uso do paletó e gravata assegura, ainda, as citadas qualidades de seus usuários?

Luiz Gonzaga S. Ferreira - 26/04/1010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics