A MOTIVAÇÃO E O SUCESSO
A “motivação” consiste no despertar do interesse por alguma coisa, por algum empreendimento, por algum saber. É a mola propulsora de uma ação física ou intelectual.
O “sucesso” ou “êxito” consiste no resultado satisfatório e feliz de uma realização, de uma ideia, de um acontecimento.
Em todo e qualquer empreendimento, por mais simples que seja, há uma natural reciprocidade entre a motivação e o sucesso.
A expectativa do sucesso desperta o interesse motivador pelo que se propõe realizar; por sua vez, o êxito alcançado estimula novos empreendimentos.
Embora se tratando de um estado mental e natural do indivíduo, a motivação é susceptível de ser despertada, orientada e direcionada.
Por ser um facilitador da aprendizagem e um propulsor do trabalho e da produção, a motivação deve ser altamente considerada e bem trabalhada nas escolas, nas oficinas, e demais setores de atividade social.
Mesmo nos meios domésticos, religiosos e esportivos, a motivação se faz sentir não apenas pelos resultados palpáveis, em termos de realizações, como pelo bem estar evidente de seus integrantes.
Quem não se sente feliz e vibrante diante de um sincero e manifes-to reconhecimento de seu desempenho seja na cozinha, no campo de futebol, nas obras assistenciais ou nas atividades religiosas?
Tendo em conta a importância da motivação, para o sucesso de qualquer empreendimento, todos os esforços devem ser envidados nesse sentido por aqueles que assumem a liderança de grupos.
Luiz Gonzaga S. Ferreira - 16/08/09
Nenhum comentário:
Postar um comentário