segunda-feira, 12 de outubro de 2009

OS ESPÍRITOS E NÓS - 08

OS ESPÍRITOS E NÓS

espiritos

Vivemos e convivemos em dois mundos que se inter-relacionam: o mundo visível e material e o mundo invisível e espiritual.

O mundo espiritual pré-existe e sobrevive a tudo. O mundo corpóreo poderia deixar de existir, ou nunca ter existido, sem com isso alterar a essência do mundo espiritual.

Os Espíritos são os seres inteligentes da Criação. Eles povoam o Universo, além do mundo material.

Deus cria igualmente todos os Espíritos, simples e ignorantes, ou seja, sem o conhecimento, porém dotados de todas as faculdades necessárias para o seu desenvolvimento intelectual e moral.

Os Espíritos melhoram-se por si mesmos, contando para isso com o livre arbítrio, o qual se desenvolve à medida em que o Espírito adquire, progressivamente, a consciência da sua existência, o conhecimento e o discernimento, passando pelas experiências e provas a que são submetidos. Uns aceitam essas provas com submissão e chegam mais prontamente à “perfeição”.

Aos nossos olhos os Espíritos não têm uma forma determinada, mas para os outros Espíritos, sim. Podemos dizer que são uma flama, um clarão, uma centelha de luz.

Os Espíritos estão por toda parte. Há os que estão sem cessar ao nosso lado observando-nos e atuando sobre nós, sem o sabermos; mas nem todos vão a toda parte, porque há regiões interditas aos menos evoluídos.

A progressão do Espírito se faz através do processo de encarnação (pelo qual se une ao corpo humano) e de re-encarnação (vidas sucessivas).

Denominamos “alma” o Espírito encarnado.

Somos formados de três partes essenciais: 1-o corpo físico; 2- a alma; 3-o perispírito (corpo semi-material, envoltório do Espírito).

Os Espíritos não são seres abstratos, vagos, indefinidos; conservam todas as percepções que possuíam quando encarnados; podem comunicar-se conosco e exercer certas influências sobre nós.

“A experiência prova, com efeito, que os Espíritos conservam as afeições sérias que tinham na Terra...” (Allan Kardec)

(Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 01/03/09)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics