segunda-feira, 12 de outubro de 2009

IGUALDADE E DIVERSIDADE ENTRE OS HOMENS – 08

IGUALDADE E DIVERSIDADE ENTRE OS HOMENS

igualdadeedesigualdade2

A igualdade entre os homens pressupõe semelhança quanto à natureza, às possibilidades, às dificuldades e ao destino comum.

Do ponto de vista social, a igualdade é o princípio pelo qual todos os cidadãos podem invocar os mesmos direitos.É, portanto, um fundamento da Justiça Social. As leis humanas são as mesmas para todos. Somos todos iguais perante a Lei!

De conformidade com as leis naturais somos todos semelhantes: quanto à natureza humana e ao trajeto de vida (fragilidade do nascimento, sujeição às dores e à morte física); quanto à origem (somos igualmente criados simples, sem conhecimento, porém, dotados das mesmas potencialidades para nos desenvolver e evoluir de acordo com o nosso livre-arbítrio e graças à imortalidade da alma e às vidas sucessivas); quanto ao destino comum (aperfeiçoamento espiritual e felicidade plena).

A Lei Natural de Igualdade expressa o princípio de equidade perfeita e da Justiça sem mácula do Criador. As leis naturais são as mesmas para todos. Somos todos iguais perante Deus!

A diversidade de situações de vida entre os indivíduos, numa existência, decorre da desigualdade temporária de aptidões, de educação, de cultura, de aprendizagem, de opções, de decisões.

Graças a essas diferenças individuais os seres humanos se completam e interagem buscando, nas experiências de vida social, a evolução espiritual que os fazem merecedores da igualdade perante Deus.

O entendimento e a compreensão da igualdade entre os homens, em que pesem as desigualdades temporárias de situações de vida, nos levam a aceitar, tolerar e valorizar melhor os nossos semelhantes, assim como propugnarmos pelo aperfeiçoamento crescente da justiça social.

(Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 13/03/09).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics