sexta-feira, 18 de setembro de 2009

VIDA EM SOCIEDADE - 06

A VIDA EM SOCIEDADE

treinamento01

A vida em sociedade é uma lei natural. É para isso que o ser humano foi dotado de palavra e de todas as outras faculdades necessárias à vida de relação.

Graças à Lei de Sociedade nós podemos exercitar as virtudes e desenvolver o amor, a tolerância, a bondade, e a caridade, indo ao encontro das carências do nosso próximo.

É pelo sentimento de união social que os homens se completam para assegurar seu próprio bem estar e progredir.

Instintivamente os outros animais gregários assim procedem também.

As sociedades maiores são constituídas de grupos menores em que se relacionam, mais diretamente, indivíduos que guardam afinidades profissionais, culturais, religiosas... Assim as sociedades de médicos, de dentistas, de professores, etc. A organização de tais associações de classe fortalece os objetivos específicos do grupo, mas não deve proceder de modo a isolar-se da sociedade como um todo.

Infelizmente muitas pessoas confundem o ato de usufruir, inspirado no velho egoismo humano, com o de participar e cooperar que realmente nos integra na vida social. O mais importante é compreender a necessidade de participar efetivamente da vida comunitária.

“Em qualquer setor de atividade humana, enquanto estivermos apenas usufruindo jamais colheremos o benefício maior: o enriquecimento de nossa personalidade, com pleno desenvolvimento de nossas potencialidades criadoras.” (Richard Simonetti)

A “família”, considerada como a “célula básica” da sociedade, deve preservar sua importante responsabilidade educativa na organização e na preparação da vida social.

À “escola”, como instituição formal, cabe suprir as possíveis lacunas deixadas pela ação educativa do lar, através do desenvolvimento adequado do processo educacional, cultural, e de aprendizagem.

(Luiz Gonzaga S. Ferreira-Araraquara, 08/02/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics