domingo, 27 de setembro de 2009

ORIGEM DO ESPIRITISMO - 05

A ORIGEM DO ESPIRITISMO

mesas-girantes

O Espiritismo, como doutrina codificada, é recente. Data de 1857 com o lançamento de “O Livro dos Espíritos” de Allan Kardec, em Paris, aos 18/04/1857.

A mediunidade, por ser uma faculdade inerente ao ser humano, tem se manifestado, porém, em todos os tempos. Desde os escritos religiosos mais antigos já se tem notícias de intercâmbio espiritual com os chamados “mortos”.

Os Espíritos - que nada mais são que as almas dos que já partiram para o plano espiritual - continuaram a usar o canal mediúnico para testemunharem a sua existência e imortalidade.

No século XIX, em que o homem alcançou grandes conquistas em todos os setores, o espiritual não poderia permanecer sob a escravidão do tradicionalismo religioso. Assim é que uma plêiade de espíritos comandados por Jesus, teve a incumbência de reavivar as verdades espirituais que jaziam sob o convencionalismo religioso. Esse momento surgiu em seguida às célebres “mesas girantes”.

O professor Hippolyte Léon Denizard Rivail, de família tradicionalmente notável pelas virtudes, honra e probidade, nasceu na Cidade de Lião, na França, em três de outubro de 1804. Posteriormente adotou o pseudônimo de Allan Kardec pelo qual é mundialmente reconhecido como o codificador da Doutrina Espírita ou Doutrina dos Espíritos.

Em 1854, constatando que as comunicações obtidas através das chamadas “mesas girantes”, para tal fim adaptadas, eram inteligentes e só poderiam ter partido de seres inteligentes, Kardec interessou-se pelos fenômenos espíritas. A partir daí, o Emérito Educador, Médico e Cientista dedicou-se aos estudos dos fenômenos de intervenção dos Espíritos. Trabalhando intensa e incansavelmente, ouvindo e indagando os Espíritos que se manifestavam através de diversos médiuns, reunindo mensagens mediúnicas de diferentes comunicadores em diferentes lugares, examinando, analisando, refletindo, comparando e submetendo ao crivo da lógica e da razão tais comunicações reveladoras, selecionando e ordenando-as didaticamente, sempre atento às recomendações que lhe eram passadas pelo seu Espírito protetor, formalizou a Doutrina Espírita ou Doutrina dos Espíritas.

A Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas foi devidamente fundada, regularmente formada e eficientemente organizada, no dia 1º de abril de 1858. Até então, as reuniões se realizavam na casa de Allan Kardec.

Apesar de ter a sua formalização, como “Doutrina Espírita”, a partir de 1857 o Espiritismo não é uma descoberta moderna. Os fatos e os princípios em que se fundamenta têm seus traços encontrados nas crenças de todos os povos, em todas as religiões e na maior parte dos escritos sagrados e profanos.

Texto organizado por Luiz Gonzaga S. Ferreira – Araraquara, 08/11/2008

Fonte de consulta: “O Principiante Espírita” – “Obras Póstumas” (Allan Kardec)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics