domingo, 27 de setembro de 2009

ALFABETIZAÇÃO IMPROVISADA - 04

ALFABETIZAÇÃO IMPROVISADA 

criancalendo

O início da alfabetização e os primeiros anos escolares constituem,

para os educandos, uma deslumbrante e encantadora fase da vida, em que as descobertas despertam sonhos e esperanças.

A minha foi um tanto conturbada pela quebra de continuidade, com as constantes mudanças de escolas e de professores. Contudo não deixou de ser uma fase bem feliz, da qual guardo recordações muito gratas.

Iniciei a alfabetização aos seis anos com a minha paciente e doce mãezinha Isabel e, aos sete, na “Escola Mista da Estação de Caiuby”, com a inesquecível professora Da. Madalena.

Assim, sucessivamente, passei pelo 2º ano do ensino primário, com a Profa. Da. Alcídia, no “Grupo Escolar” de São Bento, onde também morei; o 3º ano em Remanso, na escolinha da Profa. Da. Yolanda, e o 4º ano em Cordeirópolis, no “Grupo Escolar Cel. José Levy”, com a Profa. Da. Aita.

Estávamos no ano de 1944 quando realizei a minha primeira experiência pedagógica improvisando um trabalho voluntário de alfabetização.

Com a idade de treze para quatorze anos eu estava frequentando a 2ª série ginasial do “Ginásio Estadual de Araras” para onde viajava diariamente de trem.

O “Bastiãozinho”, como o chamávamos, era um garoto da minha idade que morava no Sítio Viganó, e nunca frequentara uma escola; era analfabeto e, por viver isolado de outras crianças, mal sabia conversar sendo muito tímido e desconfiado.

Todas as tardes ele aparecia lá na ponta da plataforma, descalço, vestindo uma camisa surrada, calça até o meio da canela e um chapeuzinho de palha como era a moda nos meios rurais.

Muito acanhado e medroso ele não se aproximava do escritório da estação e esperava que lhe levassem o jornal que vinha pelo trem em nome de seu patrão.

Com jeito e perseverança procuramos dele nos aproximar e nos tornamos bons amigos.

Percebi que desconhecia muitas coisas das nossas serventias comuns como: sabonete e creme dental ...

Logo que comecei ler para ele alguns trechos do jornal demonstrou interesse por aprender a leitura e já identificara algumas letras e palavras. A motivação fora essencial para a aprendizagem.

Da. Iolanda cedeu-nos a sala de aula; o Sr. Viganó concordou em que ele permanecesse mais tempo fora do Sítio.

Tomo a “Cartilha da Infância” de Thomaz Galhardo, 138ª edição de 1938, a mesma pela qual fui alfabetizado e conservo até hoje e, com todo meu despreparo, mas com muita vontade, usando a pura e insólita silabação, fui insistindo com perseverança na busca do nosso objetivo.

Os primeiros resultados começaram a surgir e nos entusiasmamos. No final do ano o discípulo esforçado conseguira ler e compreender

palavras, frases e textos.

Dava gosto ver o “Bastiãozinho”, já desembaraçado e mostrando-se

bem contente, ler para as crianças e adultos até trechos do jornal.

A felicidade consiste em fazer os outros felizes!

Não é tão difícil improvisar um trabalho de alfabetização.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 18/04/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics